Saulo Pedroso

Em decreto do último dia 30 de julho quinta feira, o prefeito do município de Atibaia, Saulo Pedroso, ignorou as 32 mortes e quase 700 infectados e autorizou o funcionamento de magazines e salões de beleza que poderão abrir de sexta a domingo, além destes setores lava-rápidos e quadras de tênis receberam liberação.

Priorizando a economia em detrimento da saúde da população o prefeito municipal vem paulatinamente desrespeitando o que preconiza o Governo Estadual que na última sexta-feira (24), anunciou a transição da DRS – Divisão Regional de Saúde de Campinas, onde a cidade está inserida à fase laranja do Plano São Paulo, a liberação quase que total das atividades comerciais está distante do que o estado preconiza.

Fase laranja
Na fase laranja, shoppings centers (com proibição de abertura das praças de alimentação), comércio de rua e serviços em geral podem funcionar com capacidade limitada a 20%, horário reduzido para quatro horas seguidas e adoção dos protocolos padrão e setoriais específicos. Fica proibida a abertura de bares e restaurantes para consumo local, salões de beleza e barbearias, academias de esportes em todas as modalidades e outras atividades que gerem aglomeração.

A ingerência do município fez com que Atibaia atingisse 32 óbitos e se tornasse a cidade com a maior taxa de letalidade da região, e os números de casos vem subindo assustadoramente, porém nem a situação crítica fez com que a prefeitura repensasse seu decreto e optasse por priorizar a saúde e o bem estar de seus munícipes.

As atividades de construção civil, incluindo pintura e acabamento, também  deixaram a lista de setores suspensos, segundo pôde se constatar nos comentários feitos nas publicações da página oficial do município no Facebook, a fiscalização de uso de máscaras, álcool em gel e aglomeração são no mínimo ineficazes na cidade e o número de WhatsApp da ouvidoria e a página respondem genericamente aos questionamentos da população.

A reportagem conversou com um médico que atua na linha de frente no combate ao coronavírus que se diz preocupado com a situação do município, segundo ele se as contaminações e óbitos por COVID-19 seguirem em ritmo acelerado como nos últimos 30 dias, o município poderá chegar a um dos piores patamares da doença no interior do estado de São Paulo.

A última atualização foi disponibilizada na sexta-feira (31), onde a Secretaria Municipal de Saúde contabilizou 676 casos positivos de Coronavírus, destes 495 já estão recuperados, 32 foram a óbito e 171 pessoas aguardam o resultado dos exames, 2 óbitos suspeitos também aguardam o retorno dos exames para confirmar a causa mortis.

 

Reportagem: Adriano Pinheiro

Mais Pedidas

/site/1ª%20COLOCADA
1ª COLOCADA
ASAS - LUAN SANTANA
/site/2ª%20COLOCADA
2ª COLOCADA
A VIDA É UM RIO, RAFFA TORRES
/site/3ª%20COLOCADA
3ª COLOCADA
AGENTE FEZ AMOR GUSTTAVO LIMA
/site/4ª%20COLOCADA
4ª COLOCADA
COM OU SEM MIM GUSTAVO MIOTO
/site/5ª%20COLOCADA
5ª COLOCADA
PISADINHA DIEGO & VICTOR HUGO Part.RAI SAIA RODADA
Sexta, Outubro 23, 2020

face03    insta03    whats03    skype003